Sexta-feira, 16 de Novembro de 2018
Vale do Piancó

Ministério do Desenvolvimento Social descobre projeto em Boa Ventura e faz visita à cidade

Publicada em 08/11/18 às 13:19h

por Portal BVONLINE


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Assessoria/PMBV)
Em uma iniciativa pioneira da Prefeitura de Boa Ventura, através das Secretarias Municipais de Agricultura e de Educação, foi criado e implantado no município o “Projeto Horta na Escola: Cultivando Saúde e Saber”, uma ação que consiste no envolvimento de alunos, educadores e toda a comunidade escolar na produção e distribuição de hortaliças, cultivadas pelos próprios alunos e com zero agrotóxicos.

Mas além de ser uma ação pedagogia, é também utilizado durante aulas prática com agricultores, beneficiando diretamente a agricultura familiar.

E através dos veículos de Comunicação, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) tomou conhecimento do trabalho realizado em Boa Ventura e enviou um representante para conhecer como funciona e quais os benefícios do mesmo para a comunidade escolar e a população mais carente.

A cidade recebeu a visita de Elias Freire, diretor do Departamento de Mobilidade Social da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social, no último dia 30. O diretor esteve na Escola Municipal Emília Diniz Alvarenga, onde conheceu o trabalho que vem sendo realizado e parabenizou a gestão pela iniciativa inédita, não só na região, mas também no país, segundo ele mesmo repassou.

A visita do representante do MDS foi acompanhada pela prefeita boaventurense Leonice Lopes; o secretário de Agricultura, Gilson Porcino; a secretária de Educação, Sandra Regina; representantes da Escola Emília Diniz e da Emater local.


“Nosso projeto tem sido visto como uma boa prática de políticas públicas para toda sociedade e seus resultados estão sendo espelho para outros municípios de nosso estado, tanto é assim que o MDS enviou o Sr. Elias para conhecer de perto o projeto e com isso disseminar a ideia para outros municípios do Brasil, em especial no nosso Nordeste”, disse o secretário municipal de Agricultura.

“O senhor Elias tomou conhecimento do projeto e interessou-se em conhecer essa experiência exitosa que envolveu parcerias entre prefeitura, secretarias de educação e agricultura, e Emater. Na oportunidade cada um de nós falou sobre os aspectos que nortearam a elaboração e execução do referido projeto, bem como foram abordadas expectativas e metas para continuidade e ampliação das ações”, relatou a secretária de Educação de Boa Ventura.

O programa, além de fornecer hortaliças para o consumo da própria escola, beneficia outras 11 unidades escolares da rede municipal e ainda fornece produtos para o "Programa Horta Solidária: Semeando Cidadania", da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Secretaria Assistência Social do município, que tem por objetivo ofertar a famílias carentes do município um complemento alimentar a partir da doação de verduras e hortaliças para famílias em situação de vulnerabilidade.


O projeto também tem como objetivo capacitar os produtores rurais com cursos e oficinas, como por exemplo: a capacitação no cultivo da palma.

A secretaria de Agricultura do município vem desenvolvendo ações no intuito de mostrar, aos pais do alunos, a maneira correta de produzir alimentos e sem o uso de agrotóxicos, só com produtos orgânicos. 

Uma parceria com a Emater, possibilitou o acompanhamento de um agrônomo durante as visitas aos alunos, bem como, aos pais deles.

De acordo com Gilson Porcino, o projeto está dando tão certo que já estar servindo como inspiração, um caso de uma família que visitou a escola, viu a horta e resolveram montaram um em casa, já foi registrado no município.



Deixe seu comentário!

ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.







Nosso Whatsapp

 (83) 98829-3612

Visitas: 3326878
Usuários Online: 283
Copyright (c) 2018 - Portal BVONLINE - Conectado ao Vale do Piancó!