Sexta-feira, 16 de Novembro de 2018
Vale do Piancó

Promotor da Comarca de Conceição abre procedimento pra investigar quatro Prefeituras do Vale sobre destinação de lixo

Publicada em 09/08/18 às 08:08h

por Jornal Folha do Vale Online


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Imagem ilustrativa  (Foto: Reprodução Internet/Google Imagens )
O promotor Lean Matheus de Xerez, da Justiça Cumulativa da Comarca de Conceição, instaurou Procedimento Administrativo para investigar se as Prefeituras de Conceição, Ibiara, Santa Inês e Santana de Mangueira estão cumprindo as exigências da nova Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) e da Resolução de nº 307/2002 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Sobre a lei, os prefeitos de todo o país deveriam, entre outras determinações previstas, acabar com os lixões até o ano de 2014 e criarem aterros sanitários para o depósito adequado e ambientalmente seguro dos resíduos sólidos urbanos. Uma emenda, aprovada inicialmente pelo Senado Federal, prorrogaria o prazo para o cumprimento da lei, mas, pressionado por ambientalistas, o presidente Temer vetou a matéria no ano passado, segundo levantamento do Jornal Folha do Vale, de Itaporanga. 

Já a Resolução Conama estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil, disciplinando as ações necessárias de forma a minimizar os impactos ambientais, conforme prevê o seu Artigo 1°.

O não cumprimento da lei e da resolução poderá trazer consequências danosas aos gestores, como responsabilidade penal por crime ambiental e improbidade administrativa.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.







Nosso Whatsapp

 (83) 98829-3612

Visitas: 3326831
Usuários Online: 243
Copyright (c) 2018 - Portal BVONLINE - Conectado ao Vale do Piancó!