Paraíba

Estudioso revela que janeiro, março e abril serão os mais chuvosos e açudes receberão grandes recargas

Publicada em 28/12/17 as 10:39h

por Diário do Sertão


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Previsão de muita chuva no Nordeste brasileiro  (Foto: Cavalcanti Júnior)
O pesquisador em climatologia da cidade de Santa Cruz, Sertão da Paraíba, Ricardo César Alves de Andrade, disse esta semana que os seis anos com invernos irregulares e chuvas abaixo da média no semiárido nordestino chegará ao fim. Ele prevê chuvas fortes já no mês de janeiro de 2018.

Segundo as previsões do estudioso, depois de uma longa e dramática sequência de anos com precipitações escassas e irregulares, finalmente vai chover o suficiente para por fim excepcional crise hídrica que assola o semiárido do Nordeste há seis anos.

A expectativa é que as chuvas cheguem fortes e abrangentes em todo estado do Nordeste já no próximo mês de janeiro em decorrência da atuação de sistemas meteorológicos de grande escala com o Vórtice Ciclone e a Zona de Convergência Intertropical

Previsão é de muita chuva para a região nordestina

Segundo Ricardo Alves tem-se observado desde o começo de outubro um progressivo aumento da pressão atmosférica sobre a região do Atlântico Tropical Norte em detrimento do estabelecimento de uma zona de baixa pressão sobre a parte centro-oriental do Brasil e Atlântico Tropical Sul Adjacente.

"Esse é um dado particularmente auspicioso, pois é justamente a existência de uma diferença de pressão entre o Atlântico Tropical Norte e o Atlântico Tropical Sul que possibilitará o deslocamento do eixo da Convergência Intertropical para uma posição ao sul da linha do Equador intensificando as chuvas sobre o setor norte do nordeste", disse o pesquisador, acrescentando que esse fator é decisivo para a ocorrência de um grande inverno em nossa região no próximo ano.

A expectativa é que a partir do final de fevereiro esse sistema de alta pressão se torne muito ativo atuando mais próximo da costa brasileira intensificando os alísios de sudeste e possibilitando o avanços rápido e frequente das frentes frias para o Nordeste notadamente ao longo de março e abril, que juntamente com janeiro serão os meses mais chuvosos de 2018 em nossa região



Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.







Nosso Whatsapp

 (83) 98829-3612

Copyright (c) 2018 - Portal BVONLINE - Conectado ao Vale do Piancó!